top of page

Atrativos Turísticos

Atrativos naturais

Picos

 

  • Pontão do Sinal

Localização: Serra do Colosso na divisa com município de São José de Ubá/Morro do Pontão do Sinal – Sede.

cesso: Atravessando o centro urbano de Miracema, pegar a RJ – 116, a Estrada da Fazenda União e por fim a Estrada do pontão do Sinal até o atrativo

Distância do Centro mais próximo: 36 Km da sede

Descrição: Com 930m de altitude, o pontão do Sinal é um dos pontos mais altos do Município.l o Caminho que leva ao pico possui 14 km. Ao percorrê-lo o visitante se depara com uma vegetação totalmente virgem com mata fechada possuindo árvores de grande porte; Sua fauna é rica, sendo possível encontrar aves e repteis de várias espécies. Durante a Ca minada encontra-a também vários açudes que permitem a pesca da tilápia, e muitas nascentes.

Ao fim do caminho, para chegar ao topo de atrativo é preciso subir uma escada com 200 degraus. Encontrando-se a torre receptora de canais de TV. A vegetação nesta autura é cerrada, o clima é mais frio, chovendo com freqüência.

Do seu alto avista-se a localidade de areias, a cidade de Miracema, Monte Alegre em Santo Antônio de Pádua e São José de Ubá, e ainda variado tipo de vegetação como cerrado, floresta, plantações de arroz, etc. As características marcantes destes atrativos com que o Pontão do Sinal seja um excelente mirantes.

Visitação Turística: Permanente

 

  • Córrego Santa Cruz

 

Localização: Fazenda Vista Linda/Córrego Santa Cruz – Venda das Flores – 3º Distrito

Acesso: atravessando o centro urbano de Miracema, pegar a RJ-2016 em direção a Laje do Muriaé, chegando em Venda das Flores, pegar a esquerda a Estrada da fazenda Vista Linda até o atrativo

Distância do Centro mais próximo:

Descrição: A estrada que leva ao atrativo é cercada por arrozal dos dois lados. O Córrego Santa Cruz é o Local preferido  para banhos, pelos moradores de Venda das Flores. São aproximadamente 600 metros de área bem acidentada com muitas pedras por a água passa, formando várias cascatinhas e poços. A Média de largura do córrego é de 30 metros, possuindo água fria e clara.

As margens possuem vegetação de mata fechada e bambuzais que a acompanham em todo seu percurso.

Visitação Turística: Permanente

 

Lagos/ Lagoas

 

  • Açude Vale do Cedro

 

Localização: Avenida Pedro Gonçalves – Vale do Cedro – sede

Acesso: Localiza-se num bairro totalmente residencial. Lago artificial de formato retangular, cercado por árvores de grande porte, e a área de sua margem toda gramada. Mede aproximadamente 100 metros de comprometimento e 40 de largura, com aproximadamente 10 metros de profundidade em seu centro.

O atrativo está cercado com arame farpado possuindo portão de acesso para os banhistas.

Sua água é morna, Calma e de cor escura.

Visitação turística: Permanente

 

  • Represa da Usina

 

Localização: RJ – 216 – Usina – Sede

Acesso: Atravessando o Centro urbano de Miracema, pegar a Rj 216 em direção a Laje do Muriaé, até a usina.

Distância do Centro mais próximo: 1,5 Km da sede

Descrição: Situação no Rio Santo Antônio em trecho com pequeno nível de poluição. Conta com aproximadamente 40 metros de comprimento e 10 metros de largura, possuindo água fria e de cor escura.

A vegetação circundante é composta principalmente por eucaliptos, arbustos e gramíneas. A Prefeitura Municipal de Miracema um projeto para tornar o local em área de Laser com bar, campo de futebol, etc.

Hoje encontra-se na área, um pequeno campo de futebol, a Usina de Cachaça e um posto da CEDAE.

Visitação turística: permanente.

 

Quedas D’água

 

  • Cachoeira do Conde

 

Localização: Ribeirão Santo Antônio, Estrada Miracema/Campelo – KM 2 – sede

Acesso: Atravessando o centro urbano de Miracema, pegar a R-216 em direção a Pádua, até a estrada Miracema/Campelo, seguindo por esta até ao atrativo.

Distância do Centro mais próximo: 2 km de sede

Descrição: apesar do atrativo possuir águas poluídas, não sendo próprio para banho, é de uma beleza incomparável. Está localizada no Rio Santo Antônio e a beira da estrada, e apresentação como atração pequenas quedas d’agua, pequenas piscinas e escorregas. O escorrega principal tem um declive acentuado e mede 07 metros de comprimento e 03 de largura, passando, passando por baixo de uma grande árvore antiga e de enormes raízes. As folhas da árvore chegam bem próximo as águas. Ao terminar o escorrega começam a se formar várias piscinas e cascatinhas num trecho acidentado de aproximadamente 20 metros.

O local torna-se mais atraente por apresentar em toda área do atrativo árvores de grande porte com galhos que chegam ao chão fazendo com que os visitantes se desviem por entre os galhos das arvores. Por isso, raios solares penetram poucas vezes sobre o atrativo criando sombras quase que por total.

As árvores, já antgas, além dos bambuzais, cultivam em seus galhos variedades de planta parasitas que contribuem para que a vista se torne mais exuberante.

O atrativo possui água escura e de temperatura ambiente.

Visitação Turística: Permanente

 

  • Cachoeira da Cara

 

Localização: Serra da Ventania – Córrego da Ventania – fazenda Boa Vista – sede

Acesso: Atravessando o centro urbano de Miracema, pegar a estrada da Fazenda Boa Vista, tomando a seguir a estrada da Fazenda da Ventania e a esquerda, a estrada da Cachoeira da Cara.

Distância do Centro Mais próximo: 7 Km da sede.

Descrição: Já no início do caminho que leva à cachoeira, o visitante pode ter a idéia do que o espera. São trechos de mata fechada e às vezes vegetação rasteira onde possibilita a visita do vale abaixo. Na estradinha da cachoeira, um pequeno córrego que se desmembra do Córrego da Ventania, atravessa a estrada , não impedindo que o carro passe por ela, são apenas 7 cm de água, mas se preferir, o visitante pode continuar a pé por 5 minutos até o atrativo. Acompanhando o caminho, há pequenas cascatas formadas pelos desníveis do terreno e que, mais abaixo formarão a cachoeira da Cara.

Para cegar ao atrativo é preciso seguir 200 metros por uma das várias trilhas que começam na estrada da cachoeira.

São 20 metros de queda d’água que formam a Cachoeira da Cara. A água ao cair forma uma piscina de 10 metros de comprimento e 05 metros de largura. Logo após uma piscina, começa uma corredeira. Ao fim da corredeira a água cai numa altura de 03 metros e forma um poço de 5 metros de diâmetro onde água cai numa altura de 03 metros e forma um poço de 5 metros de diâmetro onde a água logo depois continua a deslizar morro abaixo. Vegetação que acompanha das duas margens é de mata fechada. A paisagem que se tem, quando vista do meio da cachoeira, é magnífica. Em primeiro plano é possível ver uma grande plantação de arroz bem abaixo do morro e logo depois começa novamente uma vegetação de mata fechada com árvores bem grandes. A água da cachoeira é de temperatura morna e de cor clara.

Visitação turística: Permanente

 

  • Cachoeira Lageira

 

Localização: São Roque, Córrego do Sobreiro – sede

Acesso: Atravessando o centro urbano de Miracema, pegar a estrada da Fazenda São Roque, até o atrativo.

Distância do Centro Próximo: 4,5 Km da Sede.

Descrição: o Atrativo formado primeiramente por uma piscina que dá a formação a uma cascatinha de aproximadamente 01 metro de altura. Em seguida, por uma pedra de 30 metros de comprimento, às águas do Rio Sombreiro deslizam formando pequenos escoregas até dar origem a outro pequeno lago. Possui água limpa, de cor escura e temperatura ambiente. A vegetação que circunda o atrativo é composta por arbusto e árvores de médio porte como, mangueiras e bambuzais que impedem quase que totalmente a penetração dos raios solares.

Visitação Turística: Proibida por estar em área particular.

 

  • Cachoeira do Conde

 

Localização: Fazenda São Roque, córrego doSobreiro – Sede

Acesso: atravessando o Centro Urbano de Miracema, pegar a estrada da fazenda São Roque até o atrativo.

Distância do Centro mais próximo: 3,5 km da sede.

Descrição: Formada por um desnível de aproximadamente 35 metros de comprimeot onde a águav escorre com pouca força pelas pedras. A Maior das pedras mede 20 metros de comprimento e fica embaixo de uma ponte de cimento que passa sobre o atrativo. Neste trecho existe uma pequena ilha de 15 metros de diâmetro e de vegetação bem rasteira, que faz com que o curso do rio se divida, formando, assim, 02 piscinas artificiais, em cada lado da ilha com a ajuda de 02 pequenas barragens. O lago maior mede aproximadamente 14 metros de comprimento e 05 de largura, enquanto o menor mede 08 metros de comprimento e 03 de largura. Poucos metros abaixo desses lagos as águas formam uma terceira piscina, esta natural de temperatura ambiente. A vegetação que circunda o local é composta por árvores, arbustos, gramínas, mas sendo caracterizada pelos lírios brancos encontrados nas margens do rio.

Visitação turística: Permanente

 

  • Cachoeira do Paraíso do Tobias

 

Localização: Ribeirão do Bonito – Paraíso do Tobias – 2º Distrito

Acesso: Saindo da Praça Expedicionário Jacintho Lucas pegar a Rua José Rodrigues da Costa em direção do depósito de arroz até chegar ao atrativo.

Distância do centro mais próximo: 1 km de Paraíso do Tobias

Descrição: Formada pelo Ribeirão do Bonito, a Cachoeira tem uma queda de 2,5 metros onde a água cai e forma um lago de 25 metros de diâmetro ótimo para banho. A vegetação é composta por arbustos, gramíneas, e algumas árvores e bambuzais. Possui água morna, limpa e de cor clara. A estrada que leva ao atrativo é asfaltada.

Visitação Turística: Permanete

Outros

 

  • Estrada Serra da Ventania

 

Localização: Ligação do distrito sede ao distrito de Venda das Flores.

Acesso: atravessando o centro urbano de Miracema, tomar a estrada da fazenda Boa Vista, pegando a seguir a estrada da Serra da Ventania.

Distância do Centro mais próximo: 6 km da sede.

Descrição: toda a estada que liga a Serra da Ventania de Baixo à Serra da Ventania de Cima, é por si um atrativo, já que de lá pode-se avistar todo o vale de Miracema, incluindo parte da cidade.

Ao ir subindo a estrada já aparece ao longe uma queda d’água de aproximadamente 170 metros de altura, onde a água escorre por um paredão rochoso. O Volume de água que escorre é muito pouco, mas não impede de contribuir para que a vista se torne mais atraente. Não há acesso que ligue a estrada até a cachoeira, por predominar no local a vegetação de mata fechada.

Da estrada ainda se pode ter a visão de um imenso açude localizado dentro da Fazenda Brejo Grande. O açude faz com que um grande pedaço de terra tome o formato de um cabo, circulando o pedaço de terra quase que por inteiro.

A medida que a estrada vai subindo em direção da Ventania de Cima, ao longo, avista-se plantações de arroz e café. Chegando ao topo da Serra, a sensação é a melhor possível. Muito verde é o que se vê até perder de vista.

Por a estrada estar situada perto de fazendas, há muita circulação de gado por ela.

Das várias fazendas que se avista da estrada, uma chama atenção por seu estilo. A Fazenda Santa Cruz, pertence ao Sr. Calinhos Lourenço, encontra-se em mal estado de conservação, mas ainda conserva sua estrutura de engenho, com um grande moinho de ferro que movimentava a máquina de moer café.

Todas estas coisas em conjunto com o clima e ar puro, fazem do local um excelente atrativo.

Cabe lembrar que toda a estrada não é pavimentada e o acesso se torna mais difícil devido aos buracos existentes na estrada.

Visitação Turística: Permanente

 

Bens Culturais

8.2.1 Monumentos/ Arquitetura Civil

 

 Fazenda da Cachoeira

 

Localização: RJ – 116 – Venda das Flores – 3º Distrito

Acesso: Saindo da Praça D. Ermelinda, pegar a Travessa Jamil Cardoso, à esquerda, Av. Dep. Luiz Fernando Linhares, e a RJ 116 até a Fazenda.

Distância do centro mais próximo: 10 km do centro da sede

Descrição: A Fazenda da Cachoeira está situada Às margens da RJ 116, circundada por vegetação abundante predominando árvores frutíferas. Fica nas proximidades da Fazenda Bananal. Próximos à sua entrada, estão localizados a casa-sede e os antigos depósitos de arroz, que merecem destaque.

A sede da fazenda é um casarão de 2 andares pintado de branco e de janelas e portas pintadas de verde. Segundo sua proprietária. Dona Julieta, a casa tem aproximadamente 150 anos de idade. O único livro que contava toda a história da fazenda, inclusive a dos escravos, desapareceu, alguns anos. A fazenda ocupa uma área enorme e term uma plantação de arroz e mangueiras além de outras plantações.

Em 1967, Miracema recebeu a visita de Juscelino Kubisticheck e foi na Fazenda da Cachoeira que houve um jantar e um baile em sua homenagem. Da recordação, há um retrato do Ex-presidente pensurado em uma das salas com a seguinte dedicatória: Aos nosso amigos. Para Julieta e Cícero Bastos, o abraço afetuoso de Juscelino Kubistcheck. Data de 25/08/68. O casarão possui muitos móveis antigos, mas quase nenhum pertencente à Casa. A Maioria dos móveis veio de outras fazendas da região. A frente da Casa é toda jardinada com um balanço para 02 lugares. Dentro do terreno da fazenda foi contruída pelos atuais moradores uma capela de mais ou menos 30 anos de idade.

Visitação Turística: Só é permitida a visitação turística mediante à autorização da proprietária.

 

  • Fazenda Santa Inês

Localização: Estada da Fazenda Santa Inês – Km 2 – Paraíso do Tobias – 2º distrito.

Acesso: Saindo da Praça Expedicionário Jacintho Lucas, em Paraíso do Botias, segui pela Estrada da Fazenda Santa Inês até chegar ao atrativo.

 5 metros de comprimento, e 0,60m de largura, e pequenas residências.

Não foi possível saber a data exata da construção da casa-sede, mas supõe-se ter sido por volta de 1872, pois as telhas da cobertura da casa estão datadas de 04de março do mesmo ano. Foi construída por escravos e ainda conserva o estilo antigo. A casa é topda de tijolinho pintado de vermelho e nas divisões de um tijolo para o outro, pintado de branco. O beiral do telhado é todo em madeira, bem antiga, mas ainda em perfeito estado de conservação, liga o 1º pavimento ao 2º. A escada termina em uma sala onde encontra-se vários cômodos sem divisões de pareces. A sala mede aproximadamente uns 20 metros quadrados. Ali foram realizados vários bailes. Encontram-se também, no 2º pavimento, muitos quartos e banheiros.

A casa possui um porão onde supõe ter sido a senzala. Os objetos usados para torturar os escravos foram vendidos e doados pelos donos da fazenda.

A fazenda Santa Inês, propriamente a casa-sede,pelo seu estilo e pelo ótimo estado de conservação, mereceu uma participação em um concurso de fotografias.

Visitação turística: só com autorização do proprietário, Dr. Roberto Ventura

 

  • Estrada da Fazenda Serra Nova-Sede

 

Acesso: Saindo do Praça D. Ermelinda, pegar a travessa Jamil Cardoso, à esquerda Av. Dep. Luiz Fernando Linhares,Logo após a RJ – 116 e Estada da Fazenda Serra Nova, onde se encontra, o atrativo.

Distância do Centro mais próximo: 8 km do centro da sede

Descrição: A Fazenda Serra Nova está localizada às margens da Estrada das Fazenda Serra Nova, circundada por vegetação abundante, predominando eucaliptos. Fica nas proximidades da Fazenda Santa Terezinha e Santo André. Próximos à sua entrada, estão situados a casa sede e o lavador de café, que merecem destaque.

A casa-sede foi construída em 1907 e está passando por uma restauração. Os proprietários, Sr. Geraldo André e o Sr. Marco Aurélio, estão respeitando o estilo antigo da casa.

A fazenda possui um lavador de café construído em 1922, foi a que mais produziu café no Estado do Rio de Janeiro, a maior produtora de leite em Miracema e, 1987, foi a maior produtora de hortigranjeiro do Noroeste do Estado do Rio. Possui uma Plantação com 70 mil pés de eucaliptos com 65 anos de idade.

A fazenda Serra Nova ainda possui 8  açudes de tamanho médio, energia elétrica, piscina e campo de futebol.

Visitação turística: Só com autorização dos proprietários.

 

  • Fazenda União

 

Localização: Estrada Miracema/fazenda União – sede

Distância do centro mais próximo: 20 km do centro da sede.

Descrição: Situada perto da Estada, a casa-sede está envolta por árvores de grande porte, como mangueiras e jaqueiras, por isso é um pouco dificul vê-la da estrada.

Sua construção data do fim do século XIX, mas a primeira casa-sede da fazendo foi destruída ainda no século passado. A única construção originária da primeira fase da fazenda é tulha, e está sendo destruída, porque com as chuvas começou a desabar.

A casa atual não está conservada,mas pode-se encontrar livros de Registro de contabilidade de café de 1880. Por um convênio entre a proprietária e a Universidade de Juiz de Fora, os livros serão restaurados. Também um telefone primeiro modelo será mandado para o Rio de Janeiro para ser restaurado.

A proprietária tem planos para uma colônia de férias para crianças de até 10 anos nas férias de julho.

Não foi possível obter maiores dados históricos sobre o atrativo.

Visitação turística: A visitação turística só é permitida com a autorização da proprietária, Silva Erse Cyrino.

bottom of page